Saudações aventureiros!

Nessa penúltima postagem analisando as bases do Dungeons and Dragons, e comparando com as edições anteriores, debateremos a regra motriz do sistema, como mudou, e ainda o que torna o D&D tão interessante e diferente dos demais RPGs do mercado.

A PREMIAÇÃO QUE MAL MUDOU…

Dungeons and Dragons tem como premiação dois fatores importantes: dinheiro (para comprar equipamentos, castelos, status, etc) e pontos de experiência. O primeiro é ganho em pilhagens, já o segundo é arbitrariamente premiado pelo desafio proposto pelo DM.

Em praticamente todas as edições, matar monstros gera experiência (ou XP). O fator derrotar também valia, bem como desvendar enigmas, ou premiações extras que mestres mais “bonzinhos” gostavam de premiar… Bem, nem sempre.

No AD&D veio a inovação de XP, dada a tabela diferenciada. Além de ganhar XP com monstros derrotados, cada classe tinha uma “meta” para ganhar XP, como coletar dinheiro para Ladrões, e curar pontos de vida com magia para Clérigos. Mas ainda o foco era os monstros/NPCs.

Na 3ª edição, nada mudou. Na 4ª, com a designação de encontros de combate e de desafios, mudou pouca coisa, pois os desafios eram tratados como monstros, em questão de dificuldade.

pic2205659E O QUE MUDOU REALMENTE?

Na 5ª edição, o XP é calculado de uma forma ligeiramente diferente, onde se herdou a criação de encontros da 4ª edição com a versatilidade das edições anteriores. Mas como todo RPG Gamista, a evolução ainda é baseada em pontos de experiência. É uma característica latente do Dungeons and Dragons. Mas ao contrário das outras edições, é mais maleável de manipular. Será que veremos um dia um novo sistema de premiações para o D&D?

cqzhydovyaaqoqr

E PARTIMOS PARA AS HOUSERULES.

Como mestres, tentamos sempre aprimorar a premiação em Dungeons and Dragons, partindo do princípio que o jogo deveria ser moldado ao nosso prazer. Em se tratar de premiação de XP, o D&D sempre foi e será um jogo de derrotar monstros, mas isso pode ser mudado, estudando a tabela de XP presente no Dungeon Master’s Guide. Uma coisa que eu gosto de premiar meus jogadores são com 3 tipos de premiação em XP:

  1. Encontros de Combate (Encounters): o carro-chefe do D&D. Combates rendem XP conforme praticado em tabela.
  2. Encontros de Desafios (Side-Quest): enigmas ou side-quests.
  3. Missões (Quests): missões principais ou conclusivas.

Baseado em uma campanha, sempre terão vários encontros, com algumas side-quests, que completam uma quest maior.

E vocês? Como premiam com XP?


O que acharam? Gostariam de acrescentar algo? Encontre-nos nos comentários, twitter ou facebook. Nossos canais estão logo abaixo:

E rolem dados!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s