Saudações aventureiros!

Continuaremos a série de raças raras e/ou exóticas de Faerüm, e mais exótica do que essa raça que mudou de história com as edições não tem. Outrora humanos no Lore da 4ª Edição, depois Elfos no Lore da 5ª, os shadar-Kai apareceram na 4ª Edição de Dungeons and Dragons como seres originários de um plano chamado Shadowfell (Pendor das Sombras em Português). Com traços góticos e habilidades excepcionais de combate, vamos colocar sua origem em Forgotten Realms, misturando um pouco do Lore divulgado na série experimental da Wizards of The Coast, Unearthed Arcana, como algumas coisas pegas como homebrews por fãs e jogadores na Internerd.

Como mestre, você pode escolher a origem desses seres: Como raça própria ou como sub raça dos Elfos. As duas versões são apresentadas abaixo:

shadar_kai_swordmage__err____scythemage__by_sirhanselot-d6uouzrSHADAR-KAI

OS shadar-kai uma vez foram humanoides nativos do plano material. Sua origem é imprecisa, onde alguns estudiosos alegam que eles foram humanos, outros informam que a sua origem é élfica. Independente da sua origem, sua história remota à época do exílio de um império antigo, Netheril, que caiu no planos das sombras, e esse humanóides são filhos dos habitantes originais que foram transportados para esse plano, e moldados com a matéria viva das sombras.

Refugiados no Shadowfell, um plano paralelo ao Plano Material, os Shadar-kai viveram durante séculos reclusos, até que os eventos que culminaram com a Praga Mágica (Spellplague) em 1385 CV trouxe as cidades de Netheril de volta para à Faerüm. Seus pares possuem planos para seu retorno, como conquista do seus antigos territórios onde antes era o império e agora é um vasto deserto (Anauroch).

CINZAS E SOMBRAS

Shadar-kai são parecidos com humanos e elfos, mas sua convivência com o Shadowfell modificou sua pele, alma e personalidade. São pálidos e muitas vezes com cicatrizes e tatuagens, ganhos pela vida difícil no planos das sombras no qual são originários. Normalmente vestem-se de negro ou de roupas com um estilo gótico, com muito metal e couro. Usam armas similares ao do Plano Material, mas são treinados em uma arma exótica chamada Corrente de Espinhos, uma arma difícil de manusear por outros seres, mas que para um shadar-kai é sua arma de valor. Sábios acreditam que algumas das cicatrizes em seu corpo advém da tentativa de manusear essa arma nos anos iniciais de um membro dessa raça.

A RAINHA-CORVO

Os shadar-kai veneram uma divindade exclusiva, a Rainha-Corvo (Raven Queen), no qual alguns estudiosos comparam com a divindade faeruniana Shar, pelas características semelhantes. A Rainha-Corvo não exige reverência ou culto, mas os shadar-kai mesmo assim a venera. Como sua divindade representante, muitos shadar-kai fazem cruzadas para pregar seus ensinamentos, ou até punir quem nega a existência da divindade. Por ser uma divindade alheia a existência dos shadar-kai, muitos dos membros dessa raça que partem de suas sombrias cidades e conhecem outras divindades deixam de adorar a Rainha-Corvo, o que é considerado heresia pelo antigos. Membros hereges são caçados e punidos.

 

EMOÇÕES CONFLITANTES

tumblr_ol1ht2s5Rb1v4fvg9o1_500

Os shadar-kai viveram muitos séculos no Shadowfell, um plano sombrio e desprovido de emoções. Com dualidade de emoções e pensamentos, o plano sugava o que era vívido dos habitantes do Plano Material, transformando os que seriam os futuros shadar-kai em seres desprovidos de senso emotivo ou calor sentimental. Essa característica foi brutalmente quebrada quando os shadar-kai encontraram o Plano Material, um plano vívido com várias emoções. Hoje, os shadar-kai não sabem maneirar suas emoções em contato com esse plano diferente, e tendem a explosões de  fúria descontrolada ou introspecção repentina.

Acostumados a um plano tortuoso, alguns shadar-kai são adeptos a prazeres diferentes de outras raças, dentre eles acessos de tortura e masoquismo. A contemplação niilista da morte também é um exercício de prazer entre os mais novos com laços ainda forte com o Shadowfell, bem como rituais profanos direcionados a sua divindade.

NOMES SHADAR-KAI

Os shadar-kai possuem nomes similares as suas contrapartes humanas (ou elfas), mas com alguma influência do seu plano de origem e veneração a Rainha-Corvo/Shar.

Nomes masculinos: Albrek, Baden, Codren, Emul, Horian, Hutahn, Ioan, Lucyan, Mahahn, Niku, Ovid, Petru, Razvahn, Serbahn, Shathys, Teodahr, Vasylay, Zahar.

Nomes femininos: Afyn, Anka, Bahnka, Codruta, Doru, Dyon, Floahr, Ghita, Helayna, Ioana, Jenit, Katryn, Lucya, Markella, Nadya, Roduka, Sahyeh, Tabita, Yalda, Zyna.

 

shadarkai_illo

TRAÇOS RACIAIS DO SHADAR-KAI (COMO RAÇA)

Os shadar-kai tem uma forte ligação marcial e com o plano das sombras, o Shadowfell.

Aumento de pontuação de habilidade: sua destreza aumenta em 2 e sua inteligência aumenta em 1.

Idade: Os shadar-kai atingem a maturidade como os humanos, mas eles vivem bem mais. Um shadar-kai pode viver cerca de 800 anos.

Alinhamento: Sua sociedade é cruel é apática. Eles convivem normalmente com o caos e a morte, e trazer a morte pode ser uma característica tanto do bem quanto do mal. Aventureiros longe de suas sociedades podem ter algum laço de personalidade voltado para o caos e neutralidade, com tendências malignas, mas flores também nascem na adversidade, onde é possível encontrar indivíduos neutros ou, em raros casos, bons. Esses últimos são tão raros quanto perseguidos, pois possivelmente não seguem a religião niilista da Rainha-Corvo.

Tamanho: Shadar-kai normalmente possuem altura mediana (1,60m) e pesam entre 65 a 90 kg, quase sem variação de um indivíduo masculino ou feminino.

Velocidade: Sua velocidade base, como a maioria dos Humanoides médios, é de 9 metros (30 ft).

Visão no Escuro (Darkvision): você possui uma visão no escuro em até 18 metros (60 ft).

Treinamento das Sombras: você é treinado em Chicote e Corrente de Espinhos.

Sussurros da Profundeza: você é treinado em Furtividade (Stealth).

Toque das Sombras: sua conexão com a Rainha-Corvo é forte, o que confere a você repetir uma jogada falha de Teste de Morte (Death save throw). Você recupera essa habilidade quando faz um descanso longo.

Salto Sombrio: como uma ação bônus, você pode se movimentar como um espectro ou fantasma, teleportando-se até 4,5m (15ft) para um espaço desocupado que você possa ver. Você reganha essa habilidade quando faz um descanso curto ou longo.

Línguas: você sabe falar e escrever em Comum (Common) e uma língua a sua escolha.

TRAÇOS RACIAIS DO SHADAR-KAI (COM SUB RAÇA DOS ELFOS)

Aumento de pontuação de habilidade: Sua inteligência aumenta em 1.

Treinamento das Sombras: Substitua o treinamento élfico em Espadas e Arcos (Comum a todos os Elfos) por “você é treinado em Chicote e Corrente de Espinhos”.

Sussurros da Profundeza: Substitua ser treinado em Percepção (Perception, comum a todos os Elfos) por Furtividade (Stealth).

Toque das Sombras: sua conexão com a Rainha-Corvo é forte, o que confere a você repetir uma jogada falha de Teste de Morte (Death save throw). Você recupera essa habilidade quando faz um descanso longo.

Salto Sombrio: como uma ação bônus, você pode se movimentar como um espectro ou fantasma, teleportando-se até 4,5m (15ft) para um espaço desocupado que você possa ver. Você reganha essa habilidade quando faz um descanso curto ou longo.

EQUIPAMENTO: CORRENTE DE ESPINHOS 

Corrente de Espinhos 15 gp 1d6 perfuração 2.5 kg (5 lb.) Ágil (Finesse), Alcance (Reach), Versátil (versatile, 2d4), Exótica* (exotic)

* Os shadar-kai são treinados desde pouco depois do nascimento a utilizarem essa arma exótica, e outras raças não conseguem aprender com tanta facilidade, dada a alta facilidade de se ferirem com elas. Somente com muito treino um não shadar-kai poderia manusear essa arma. Somente outros humanóides que tenham o Talento Mestre de Arma Grande (Great Weapon Master) poderiam manusear esta arma sem riscos.


Adaptado de: 5e-Homebrew e DnD Beyond
Raça originalmente vista em: Dragon Magazine n. 372 (Wizards of The Coast, Fevereiro/2009, p. 5-15)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s