Sexto Imaskarcana

Saudações Aventureiros!

Os sete artefatos diversos, conhecidos coletivamente como Imaskarcanas, foram construídos como poderosos instrumentos e armas mágicas pelo Lorde Artífice de Inupras, do longínquo e perdido Império Imaskar. Perdidos e achados por diversos personagens durante a história documentada de Faerûm, hoje, são lendas já esquecidas por mentes notáveis e pelo povo simples dos Reinos. Até então.

Hoje, contamos a história do Sexto Imaskarcana, suas propriedades e um pouco da história do artefato na campanha dos Libertadores de Phandelver. Essa é uma adaptação livre (já que não existe documentação oficial nem estatísticas para Dungeons and Dragons 5ª Edição). Sintam-se livres para comentar ou utilizar em suas campanhas.

SEXTO IMASKARCANA

Item Maravilhoso (Tiara), Artefato (requer sintonização)

tiara

Penúltimo artefato criado ainda no Período Tardio de Imaskar, a Tiara foi confeccionada sob a supervisão do arquimago Hilather. Preocupado e paranoico, Lorde Artífice Omanond, já solicitado outros Imaskarcanas anteriormente aos seus artífices e arquimagos, pediu para seu amigo pessoal Hilather para fazer um artefato que guardasse a memória histórica do Império, e junto com ele, o conhecimento da civilização milenar dos Imaskari.

Reza a lenda que Madryoch, um arquimago rival de Hilather, sentiu inveja por Omanond escolher o jovem Hilather para gerenciar a criação desse importante artefato, e sorrateiramente, preparava um golpe para tomar o poder do Império e colocar seu rival “no devido lugar”. Madryoch chega a roubar outros Imaskarcanas (não se sabe na história qual ou quais), e fez uma rebelião dentro do império. A guerra civil durou alguns anos, tempo que Madryoch criou a Pedra da Sombra, um outro artefato que acessava planos nunca antes explorados pelos imaskari, e convocava aliados terríveis para lutar em prol da ganância de Madryoch.

Hilather, de posse do Sexto Imaskarcana, não só documentou todo o conhecimento dos Imaskari, quanto também documentou vários conhecimentos históricos e mágicos da época, e trouxe para seu lado um poder que somente raros humanóides do ocidente possuíam. Surpreso com o crescimento vertiginoso de poder do seu rival, Madryoch partiu para a ofensiva. A história conta que ele perdeu. E que este Imaskarcana foi o principal responsável pelo peso favorável da balança da guerra.

Nos anos que sucederam a queda do Império, a tiara foi roubada pelos insurgentes mulanos.

Propriedades aleatórias: A manopla possui as seguintes propriedades aleatórias (DMG p.219):

  • 2 Benefícios Menores
  • 1 Benefício Maior
  • 2 Detrimentos Menores
  • 1 Detrimento Maior

Tiara Mágica: A tiara concede ao seu portador uma inteligência quase divina (Inteligência 25). Todos os testes de Arcanismo (Arcana), História (History), Investigação (Investigation) e Religião (Religion) são feitos com vantagem.

Visão além do alcance: O portador adquire Visão da Verdade (Truesight). Além disso, como uma ação padrão, você pode ver como se tivesse portando um Anel da Visão de Raio X (Ring of X-Ray Vision, DMG p.193).

Intuição de Combate: enquanto estiver com a tiara, o portador adiciona um d10 nos testes de iniciativa. Ele também não pode ser surpreendido.

Antecipar Ações: o portador da tiara está sempre sobre o efeito igual ao Anel da Evasão (Ring of Evasion, DMG p.191).

Conhecimento Profundo: o portador está sobre efeito permanente de Conhecimento Lendário (Legend Lore, PHB p.254) sem ser preciso usar componentes mágicos.

Conversar com entidades: o portador tem o poder de conversar com semidivindades ou seres planares que ele tenha prévio conhecimento. Ele pode conjurar a magia Contato com Outros Planos (Contact other planes, PHB p. 226) sem a necessidade de componentes mágicos. Ele pode fazer esse efeito 3 vezes ao dia.

Habilidades Mágicas: a tiara funciona como um Anel de Armazenar Magias (Ring of Spell Storing, DMG p. 192), exceto: que pode armazenar magias de 1 ao 8º círculo, e pode guardar até 16 níveis de magia nele. Todas as outras informações são iguais ao do anel. Quando encontrada pela primeira vez, poderá ter magias ainda armazenadas do antigo portador…

Senciente: a manopla é um item senciente que possui Inteligência 20, sabedoria 18 e carisma 10 e se comunica telepaticamente com o portador. Ela não tem a habilidade de falar com outras criaturas, somente ao portador. Ela escuta e vê no escuro até 36 metros (120ft).

Personalidade: Aparenta ter um comportamento neutro, mas em combate pode assumir uma personalidade Má. Suas reais motivações são desconhecidas.

Loucura (Maldição): por todo o conhecimento acumulado de eras e povos, o artefato tem uma influência bastante nociva ao portador, que não percebe o que está acontecendo. Uma vez colocado e ligado ao Sexto Imaskarcana, o portador começa gradativamente a enlouquecer (ver Madness, DMG p.258). O personagem ainda tem chances de se salvar, mas o artefato, ligado a ele, lutará para não sair do portador. O tempo de exposição define quais defesas o portador poderá tomar contra o artefato para que não seja tomado pela loucura:

  • Cada dia de uso: Teste de Resistência de Sabedoria (CD 21) por ou sofrerá uma loucura leve (short-term madness) por 1d10 x 10 min.
  • A cada três dias de uso: Teste de Resistência de Sabedoria (CD 21) por dia ou sofrerá uma loucura moderada (long-term madness) por 1d10+10 x 10 horas.
  • Mais de uma dezena (10 dias) de uso: Teste de Resistência de Sabedoria (CD 21) por dia ou sofrerá uma loucura indefinida (indefinite madness). Esse tipo de loucura somente pode ser curado se a tiara for removida da cabeça do portador (com um teste de força CD 30). A falha na remoção faz com que o portador receba dano do agressor que está tentando retirar a tiara (1d4+mod. de Força de dano de contusão).

As loucuras são roladas aleatoriamente conforme tabela presente no Dungeon Master’s Guide. O DM poderá escolher a loucura, caso deseje, dado ao momento do personagem. Os efeitos de loucura não poderão ser curados magicamente. Enquanto o personagem está sendo afetado pela loucura leve ou moderada, ele poderá, caso deseje e após os efeitos, tirar a tiara. Caso ele seja afetado pela loucura indefinida, ele não tirará mais a tiara, pois não deseja mais tirar.

Destruindo a tiara: não existe informação conhecida que possibilite destruir a tiara. Supõe-se que o segredo para destruir um imaskarcana está guardado na inteligência de algum dos próprios artefatos. O problema é algum revelar como pode destruir a si e aos demais…



O SEXTO IMASKARCANA E OS LIBERTADORES DE PHANDELVER

Sylun.JPGO artefato apareceu no Shadowdale, como um presente póstumo no túmulo de Shaerl Rowanmantle, falecida esposa de Lorde Mourngrym Amcathra.

Os Libertadores procuravam falar com Elminster sobre os artefatos, mas encontrou somente o “aprendiz” dele, Everond, no qual não deixou o grupo falar com ele. O grupo então pega informações com outros personagens da região, conseguem informações sobre a possibilidade desse artefato está nos subterrâneos da Torre Retorcida, são capturados como invasores, e depois de muita política e negociações, se vêem no meio de uma invasão de drows ao Vale.

O artefato tinha sido guardado por Syluné Silverhand, junto ao túmulo. Não se sabe se ela deu o artefato para a Lady (na época viva) ou simplesmente colocou lá pois o artefato não emana magia e aparenta ser um item mundano. Quando soube da busca dos Libertadores, e após sondar suas intenções, Syluné (um fantasma e uma das Sete Irmãs) acabou ajudando os aventureiros em suas buscas.

Atualmente, o Sexto Imaskarcana está guardado junto com o Segundo Imaskarcana, nos subterrâneos das ruínas de Thundertree, protegido por um círculo mágico que ninguém sabe quem fez.



Gostaram desse artefato? Iremos publicar os demais artefatos conforme os aventureiros forem encontrando ou tomando conhecimento. Se quiser uma visão geral dos artefatos, acesse nossa postagem inicial, e acompanhe o blog! E sim, não deixem de comentar e dar sugestões. Todos os comentários são bem-vindos!

E rolem dados!

Um comentário em “Sexto Imaskarcana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s